Negócios B2B ainda são incipientes nas redes sociais

Por Patricia Knebel

Ainda é grande o espaço para crescimento dos negócios envolvendo empresas nas redes sociais. E isso vale tanto nas suas relações com os consumidores (B2C), mas principalmente com outras companhias (B2B).

Um estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Inteligência de Mercado (Ibramerc) aponta que 73% das empresas dá um peso baixo para as redes sociais no seu plano estratégico; 19% médio e apenas 1% planeja um trabalho efetivo dessas ferramentas quando desenvolve o seu plano de negócios.

Nas relações entre empresas, apenas 20% usam as redes sociais para se relacionar com parceiros, clientes corporativos ou fornecedores. E quando as fazem, não sabem explorar todas as possibilidades. “As companhias ainda focam apenas no marketing quando pensam em fazer alguma ação nas redes sociais. E esquecem que existem muitas oportunidades nos níveis operacionais, de relacionamento e vendas para avançarmos”, comenta o gerente de marketing do Ibramerc, André Duarte.

Apesar de ainda não saberem exatamente como se portar nesse tipo de ambiente, algumas iniciativas começam a trazer bons resultados. O levantamento feito pelo instituto revelou que 41% dos entrevistados detectaram um aumento das vendas depois de terem adotado uma estratégia mais série das redes sociais. O questionário foi respondido por mais de 400 gerentes e diretores dos segmentos B2B e B2C.

Segundo a pesquisa, os profissionais da área de marketing e vendas têm adotado as mídias sociais como ferramenta de apoio às ações de divulgação de produtos, serviços e ampliação dos efeitos de seus projetos de marketing. Porém, isso ainda é pouco, segundo Duarte. “É preciso transformar a relação de venda em relacionamento. E esse processo ainda é muito incipiente no Brasil”, comenta.

Fonte: Jornal do Comércio

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s